Os Tripulantes de Cabine (PNC – Pessoal Navegante de Cabine) são os principais pontos de contacto com os passageiros quando estes se encontram a bordo da aeronave. Treinados para lidarem com as mais diversas situações de emergência são os responsáveis pela segurança dos passageiros. Paralelamente às suas funções de segurança têm também responsabilidades comerciais.
Antes de avançarmos para as funções desempenadas em termos operacionais pelos tripulantes importa esclarecer algumas siglas utilizadas na aviação comercial para nos referirmos aos diferentes níveis hierárquicos da classe.
Os CB – Comissários de bordo e as AB – Assistentes de bordo são Tripulantes dividamente qualificados pela empresa onde trabalham e que colaboram directamente com o CC – Chefe de Cabine de modo a garantir a segurança de voo e a assistencia aos passageiros, de acordo com as normas e rotinas estabelecidas (SOP – Standar Operating Procedures e EPSES Emergency Procedures) e tendo em conta os meios disponíveis a bordo.