Dependendo da companhia aérea as regras de trabalho (tempos trabalho, descanso, rotinas, etc.) mudam com os Acordos de Empresa, estabelecidos com Sindicatos, podendo remeter também para as regras gerais da Legislação Europeia (EU Nº 965/2012 – ORO.FTL and Decree Law Nº 139/2004.)
A rotina de trabalho dos Tripulantes de Cabine envolve um número de aterragens e descolagens para cada jornada, previstos pela regulamentação. Durante os períodos de trabalho, os Tripulantes ficam à disposição da companhia e podem inclusivamente ver a sua escala/planeamento alterados em função das circunstâncias operacionais.
É importante dar nota de que existem diferentes tipos de operação aérea. As operações podem ser de caracter Regular ou não, se se tratar de companhias Charter. Assim, qualquer pessoa que queira tornar-se Tripulante de Cabine deve informar-se sobre as características operacionais das companhias a que se candidata, dadas as grandes diferenças que podem existir.
As tripulações dos voos são constituídas por um Comandante, um Co-Piloto, um Senior Cabin Crew (Supervisor ou Chefe de Cabine) e pelos Comissários e Assistentes de Bordo, de acordo com a tipologia do avião e da companhia aérea.”