A APTCA foi criada por escritura pública em 21 de Fevereiro de 1984, por iniciativa de um grupo de Tripulantes de Cabine com o apoio e envolvimento expresso da Direção do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, SNPVAC. No nosso primeiro ano de existência funcionamos por intermédio da Instituição Sindical, sem espaço físico próprio.
Este trabalho é dedicado pelo autor à própria Instituição, aos seus ex. e atuais dirigentes, a todos os associados, a todos os colaboradores e funcionários.
O autor agradece à Direção da APTCA o reconhecimento do interesse, para a Instituição, do seu trabalho, autorizando e empenhando-se na sua divulgação em formato digitalizado, a coincidir com a comemoração dos 30 anos da Instituição, no dia 21 de Fevereiro de 2014.
Gil Passos – O autor assume a utilização da ortografia não atualizada.
Nasceu em 25 de Julho de 1943 em Lisboa, é licenciado em Educação Física pelo antigo INEF. Entrou para a TAP em Abril de 1974 dela tendo saído como Chefe de Cabine de NB em 2003 reformado por invalidez do foro oncológico.
Associou-se na APTCA a 28 de Março de 1988 com o número 536, iniciando a sua atividade associativa apenas como colaborador vindo, posteriormente, a integrar os seus Corpos Gerentes, primeiro como suplente da Direção passando depois a efetivo.
Desenvolveu a sua atividade associativa durante 17 anos, 12 dos quais como Presidente da Direção, deixando estas funções por sua livre vontade e iniciativa em Janeiro de 2009.
Foi nomeado Associado Honorário em Junho de 2009 por proposta da Direção e deliberação da Assembleia Geral.
Digitalização e fotocomposição realizadas pela APTCA.
Realizada pela APTCA.
O título Nossa Senhora do Loreto tem como referencial a casa de Nazaré, onde viveu a Santíssima Virgem e que foi, durante treze séculos, local de peregrinação. Por um misterioso prodígio, esta casa atravessou oceanos até se fixar em Itália, num bosque de loureiros, próximo da vila de Recanati.