Regulamento Geral Proteção de Dados

Política de Privacidade & Cookies da APTCA

Na APTCA respeitamos a tua privacidade e queremos continuar a comunicar contigo, sempre no cumprimento da lei e no seguimento daquilo a que nos vinculamos através do novo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados. Agradecemos a confiança que depositas em nós na gestão dos teus dados pessoais, que nos entregas no momento da tua inscrição na APTCA.

Nesta Política de Privacidade explicamos quem somos, para que finalidades usamos os teus dados, como os tratamos, com quem partilhamos, durante quanto tempo os conservamos, bem como a forma de entrares em contacto connosco e de exerceres os teus direitos no seguimento deste novo regulamento.

Os teus dados são e serão tratados pela APTCA – Associação Portuguesa de Tripulantes de Cabine, pessoa coletiva número 501429069, com sede na Av. Almirante Gago Coutinho, 90, 1749-039 Lisboa, doravante APTCA, “nós” ou Associação. Somos uma Associação sem fins lucrativos que tem a responsabilidade de tratar, gerir e proteger os dados pessoais que são entregues pelos seus Associados, ativos ou não, na acessão do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.

Para questões relacionadas com o tratamento dos teus dados pessoais, poderás entrar em connosco através dos seguintes meios:

Telefone

+351 218 452 020

Morada

Av. Almirante Gago Coutinho, 90, 1749-039 Lisboa

Email

geral@aptca.pt

FINALIDADE DO TRATAMENTO DE DADOS E CATEGORIA DE DADOS TRATADOS

Os dados que nos facultas no momento da tua inscrição têm como finalidade gerir os teus pedidos de Serviços & Facilidades, facultar-te toda a informação que precisas sobre a APTCA e os seus protocolos, eventos e novos serviços e para te manter informado sobre todas as novidades que se passam na tua Associação. Ou seja, utilizamos os teus dados para:

  • Comunicar promoções, campanhas especiais e outras vantagens que os nossos parceiros decidem criar para ti;
  • Convocatórias para os nossos eventos, organizados por nós ou por outro parceiro, e que sejam exclusivos para os nossos Associados;
  • Notícias sobre a APTCA e sobre aquilo que os teus Colegas andam a fazer fora dos aviões, quando solicitado e devidamente autorizado;
  • Poder prestar um serviço mais adequado a todos os Associados através da perceção da área geográfica onde estão, da Companhia Aérea a que pertencem, da idade e dos hábitos de consumo dos serviços e protocolos da APTCA.
  • Respeitar a tua escolha no caso de nos solicitares algum tratamento especifico.

QUE DADOS PESSOAIS GUARDAMOS?

Os dados pessoais que temos na nossa base de dados são obtidos através de um consentimento direto que se espelha na Ficha de Inscrição que preenches quando entras para a APTCA. Mesmo quando deixas de ser nosso Associado, guardamos os teus dados e tornamo-los inativos, simplesmente por haver a possibilidade de regressares à APTCA e manteres o teu número e histórico de utilização dos serviços. Assim, os dados pessoais que guardamos são:

  • Dados de identificação (ex. nome, número de documentos de identificação, nacionalidade, data e local de nascimento, género)
  • Dados de contacto ( ex. Morada, endereço eletrónico, número de telefone);
  • Estado Civil
  • Número de identificação fiscal
  • Situação profissional (ex. Reformado ou no ativo; CAB, Chefe de Cabine ou Supervisor, identificação da entidade empregadora, número de empregado)
  • Dados relacionados com a utilização de serviços da APTCA (ex. Datas em que usou determinado serviço, se tem determinado protocolo ativo, data em que utilizou determinada vantagem)
  • Dados de filiação sindical, pela simples razão de cooperação com a entidade parceira SNPVAC – Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil na realização de eventos conjuntos.

COM QUEM PARTILHAMOS OS TEUS DADOS PESSOAIS?

Com nada nem ninguém, a não ser que nos autorizes a tal. É imperativo para nós que os teus dados estejam protegidos e confidenciais e, sendo assim, não os partilhamos com nenhum parceiro ou outro Associado. No caso de algum dos teus dados nos ser solicitado por terceiros, entraremos sempre em contacto contigo para solicitar a devida autorização.

CONHECES OS TEUS DIREITOS?

A qualquer momento, podes solicitar-nos:

  • O acesso à informação que temos sobre ti;
  • A retificação da informação caso seja incorreta ou incompleta;
  • Para apagar ou limitar o tratamento dos teus dados pessoais;
  • Se o tratamento depender do teu consentimento ou acordo e esse for efetuado por meios automatizados, tens o direito ao envio dos dados pessoais anteriormente fornecidos, de forma estruturada, commumente utilizada e num formato informaticamente legível.

Todos os teus pedidos serão tratados com especial cuidado de forma a que possamos assegurar a eficácia dos teus direitos. Poderá ser-te pedido que faças prova da tua identidade sempre que solicitares alguma alteração. Essa confirmação serve para nos assegurarmos que o pedido é mesmo feito por ti e que a partilha dos dados que temos é feita devidamente e em cumprimento da lei e daquilo que estipulamos nesta Política de Privacidade.

Tens ainda o direito de apresentar uma reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados.

DIREITO DE ACESSO

Enquanto titular dos dados pessoais, tens o direito de obter da nossa parte a confirmação de que os dados que te dizem respeito são, ou não, objeto de tratamento e, se for o caso, num futuro próximo poderás aceder eletronicamente, em qualquer altura, aos teus dados e solicitar a sua alteração.

DIREITO DE RETIFICAÇÃO

Enquanto titular dos dados pessoais tens o direito de obter da parte da APTCA, sem demora injustificada, a retificação dos dados inexatos ou incompletos que te digam respeito.

DIREITO AO APAGAMENTO DOS DADOS (“DIREITO A SER ESQUECIDO”)

Os teus dados pessoais são fundamentais para o cumprimento dos Estatutos da Associação e para a manutenção da tua categoria de Associado. No entanto, e em cumprimento com o novo RGPD, passas a ter o direito a que a APTCA apague os dados que possui de ti exclusivamente no caso de se aplicar um dos seguintes motivos:

  • Os dados pessoais deixam de ser necessários para finalidade que motivou a sua obtenção ou tratamento;
  • Deixas de ser nosso Associado;
  • O titular opõe-se ao tratamento e não existem interesses legítimos, da nossa parte, prevalecentes que justifiquem o tratamento.

EXERCÍCIO DOS DIREITOS ACIMA REFERIDOS

Podes exercer os direitos acima elevados:

  • a) Presencialmente, na nossa secretaria, sita na Avenida Almirante Gago Coutinho, 90, 1749-039 Lisboa;

  • b) Através de carta registada;

  • c) Envio de pedido através do email: privacidade@aptca.pt;

  • d) Através de contacto telefónico para os números: +351 218 452 020 ou +351 939 572 023

SIM, TAMBÉM GUARDAMOS COOKIES NO NOSSO SITE

Para prestarmos um melhor serviço a todos os Associados e percebermos quais são os seus principais interesses utilizamos cookies no nosso site. Ou seja, cada vez que alguém navegar no nosso site, pequenos registos vão ser criados sobre essa navegação. Não vamos saber quem foi em concreto, mas sim alguns dados que nos vão permitir compreender o que é mais visto no site e quais são as maiores procuras no mesmo.

Os cookies não estão associados a nenhum tipo de informação tua identificável. Em qualquer caso, podes limitar ou restringir a utilização de cookies através das opções do teu navegador.

 

Ocasionalmente e sempre que tal for necessário, a APTCA atualizará esta Política de Privacidade para que se mantenha sempre atualizada e em conformidade com a lei.

 

Lisboa, 23 de maio de 2018.