Relativamente à profissão de Tripulante de Cabine, representa primordialmente
segurança, contribuindo para a prevenção de acidentes e incidentes, na
proteção dos ocupantes das aeronaves através de uma gestão proactiva da
cabine, nomeadamente na identificação e gestão de riscos para a segurança do
voo, atuando em situações de emergência, contribuindo para o aumento das
possibilidades de sobrevivência de todos.
No acesso à profissão são exigidos requisitos muitos específicos o que é
evidenciado por uma vasta legislação nacional e internacional, aplicável a esta
atividade, para a obtenção do Certificado Internacional de Tripulante de Cabine
(Cabin Crew Attestation), emitido em Portugal pela ANAC (Autoridade Nacional
da Aviação Civil), em conformidade com a legislação europeia (EASA - European
Union Aviation Safety Agency).
O exercício da profissão obriga ainda à obtenção de certificado médico
aeronáutico específico (Medical Report).
Fazem parte da formação inicial dos tripulantes de cabine, áreas como:
• O combate a fogos;
• Atuação em emergências médicas e primeiros socorros;.
• Identificação e gestão de matérias perigosas;
• Resposta e gestão a situações de ameaça de bomba a bordo e terrorismo;
• Conhecimentos gerais aeronáuticos;
• Aviação e legislação do sector.
entre muitas outras matérias.
Ao longo da carreira é obrigatório formação e treino periódico para a revalidação
das certificações técnicas (anualmente) e médicas.
Toda a nossa atividade está englobada na indústria do Transporte Aéreo que é
rigorosamente regulamentada, certificada e fiscalizada pelas entidades
aeronáuticas nacionais e internacionais, a ANAC no caso de Portugal e a EASA
a nível europeu.
A assistência a passageiros e tripulantes prevê a execução de várias tarefas programadas em função dos horários de voo, tipos de avião, interesse comercial, entre outros... Além disso, são de prever condições especiais que requerem ações correspondentes por parte do PNC. Assim, podemos considerar as seguintes tarefas, da competência dos CB e das AB:
• Preparações para o voo.
• Serviço de bar.
• Serviço de refeição.
• Serviço de vendas.
• Assistência especial a VIP's.
• Asistência especial a pessoas incapacitadas.
• Assistência especial a crianças.
• Assistência a PNT (Pessoal Navegante Técnico).
• Executar procedimentos de chegada.
Este aspeto, que está presente em toda a atividade do PNC, exige o conhecimento da Empresa e um grande empenhamento pessoal. Sempre que uniformizado, e independentemente do local onde se encontra antes e após o voo, o PNC continua a representar a Companhia, devendo ter o máximo cuidado na sua postura, linguagem e apresentação pessoal.
Os Tripulantes de Cabine, asseguram adicionalmente um papel fundamental do ponto de vista comercial, no acolhimento e conforto dos passageiros. São a imagem das companhias que representam. A bordo das companhias de bandeira são ainda "embaixadores" dos respetivos países. Este aspeto, que está presente em toda a atividade do PNC, exige o conhecimento da Empresa e um grande empenho pessoal. Sempre que uniformizados, e independentemente do local onde se encontrem, antes e após o voo, o PNC continua a representar a Companhia, devendo ter o máximo cuidado na sua postura, linguagem e apresentação pessoal.