Actualmente vivemos cada vez mais mais num mundo globalizado em que assistimos a democratização do transporte aéreo. Viajar de avião deixou de ser um actividade exclusiva de poucas pessoas com ocupações excepcionais, no entanto as estatísticas internacionais revelam que cerca de 40% da população mundial tem receio de voar, com maior ou menor grau de intensidade variando entre o desconforto e a fobia (aerofobia).
Perante estas circunstancias aqui ficam algumas dicas sobre o que fazer, antes e durante o voo.
Não negue o seu medo, só depois de o reconhecer começará a dominá-lo. Não se critique, em vez disso, deve incentivar-se a sí próprio.
Restrinja o consumo de café, chá preto, bebidas alcólicas e gasosas.
Prepare tudo o que puder com antecedência e tranquilidade, saia antecipadamente para o aeroporto (não esqueça livros, música, revistas, passatempos, etc.).
Tente ser dos últimos passageiros na fila para o embarque, de forma a estar o menor tempo possível dentro do avião.
Peça assistência, em caso de necessidade, a um dos tripulantes e informe-o do seu medo de voar.
Tente distrair-se (lêr, ouvir música, falar com alguém, etc.) e ter pensamentos positivos em vez de estar atento a todos os movimentos e sons do avião.
Pratique exercícios de respiração. Quando a respiração for acelarada respire para dentro de um saco (de preferência, de papel) para diminuir o ritmo. Inspire por 5 segundos pelo nariz e expire por 10 segundos pela boca.
Se sentir falta de ar (dificuldade em respirar) informe a tripulação, ela pode fornecer-lhe oxigénio suplementar existente no avião.
Pratique relaxamento muscular quando sentir tensão.
Se entrar numa zona de turbulência lembre-se que ela pode não ser agradável mas é normal e os pilotos e o avião estão preparados para ela.
Estas são apenas algumas dicas sobre o que fazer em relação ao desconforto/fobia de voar, salientamos no entanto que existem programas próprios concebidos por especialistas que podem ajudar a compreender melhor este universo e a ultrapassar a aerofobia. Orgulhamo-nos de ser parceiros da “Voar sem medo”, uma organização de referência e nesta área.
A “Voar sem medo” é um centro especializado no estudo e tratamento da fobia de voo onde é colocada à sua disposição uma intervenção terapêutica altamente especializada, baseada nas melhores práticas a nível internacional e de eficácia cientificamente comprovada com taxas de sucesso acima dos 95%.
Em parceria com a VALK Foundation, um dos primeiros e mais prestigiados centros de investigação e tratamento da aerofobia a nível mundial, fundado na Holanda em 1989, a “Voar sem medo” rege-se pelos mesmos princípios metodológicos desta fundação tanto ao nível dos protocolos de avaliação quer da intervenção terapêutica e avaliação de resultados.
A “Voar sem medo” é a nossa recomendação para que possa explorar mais detalhamento este tema e ultrapassar a aerofobia. Faca o seu auto-diagnostico em https://voarsemmedo.com/auto-diagnostico/ .
Livro VOAR SEM MEDO. Um guia prático para voar confiante e descontraído, coordenado pela psicóloga e especialista em fobia de voo Cristina Albuquerque foi lançado dia 9 de Julho de 2010, pelas 19 horas no auditório do SNPVAC, com a presença do Presidente do INAC. A obra foi apresentada por Clara Ferreira Alves, jornalista, comentadora e escritora com aerofobia. O mesmo encontra-se à venda na APTCA, com preço exclusivo para Associados.