Medo de Voar

Actualmente vivemos cada vez mais mais num mundo globalizado em que assistimos a democratização do transporte aéreo. Viajar de avião deixou de ser um actividade exclusiva de poucas pessoas com ocupações excepcionais, no entanto as estatísticas internacionais revelam que cerca de 40% da população mundial tem receio de voar, com maior ou menor grau de intensidade variando entre o desconforto e a fobia (aerofobia).

Perante estas circunstancias aqui ficam algumas dicas sobre o que fazer, antes e durante o voo.

Antes do voo é aconselhado que:

  • Comece por reconhecer o seu desconforto/medo de voar. Não negando esta situação é imperativo uma vez que só assim começará a dominar a sua fobia;
  • E aconselhável que restrinja o consumo de café, chá preto, bebidas alcoólicas e gasosas;
  • Prepare antecipadamente e de forma tranquila toda a sua viagem, saindo antecipadamente para o aeroporto, sem esquecer livros, música, revistas ou outros artigos que permitam estar entretido e ocupado;
  • Se possível tentar ser dos últimos passageiro na fila de embarque, de forma a que se encontre o menor tempo possível dentro da aeronave;

Durante o voo:

  • É importante que informe a tripulação do seu desconforto/fobia em voar, e que em caso de necessidade peça assistência;
  • Em vez ter de estar atento atento a todos os movimentos e sons ao seu redor tente ter pensamentos positivos e distrair-se mantendo-se ocupado recorrendo aos artigos, que preparou antecipadamente (livros; revistas; musica entre outros);
  • Pratique exercícios de respiração. Quando a sua respiração for muito acelerada respire para dentro de um saco, de preferência de papel, se não tiver nenhum saco por perto, faça uma respiração lenta e profunda, inspirando durante 5 segundos pelo nariz e expire durante 10 segundos pela boca;
  • Pratique o relaxamento muscular quando estiver muito tenso;
  • Se eventualmente o avião entrar numa zona de turbulência, siga a indicações da tripulação e mantenho o cinto de segurança devidamente colocado e aguarde. Lembre-se que a turbulência não é agradável mas é normal e quer os Pilotos quer os Tripulantes de Cabine têm formação e estão preparados para isso.

Voar sem Medo - Terapia

Estas são apenas algumas dicas sobre o que fazer em relação ao desconforto/fobia de voar, salientamos no entanto que existem programas próprios concebidos por especialistas que podem ajudar a compreender melhor este universo e a ultrapassar a aerofobia. Orgulhamo-nos de ser parceiros da “Voar sem medo”, uma organização de referência e nesta área. 

A “Voar sem medo” é um centro especializado no estudo e tratamento da fobia de voo onde é colocada à sua disposição uma intervenção terapêutica altamente especializada, baseada nas melhores práticas a nível internacional e de eficácia cientificamente comprovada com taxas de sucesso acima dos 95%.

Em parceria com a VALK Foundation, um dos primeiros e mais prestigiados centros de investigação e tratamento da aerofobia a nível mundial, fundado na Holanda em 1989, a “Voar sem medo” rege-se pelos mesmos princípios metodológicos desta fundação tanto ao nível dos protocolos de avaliação quer da intervenção terapêutica e avaliação de resultados. 

A “Voar sem medo” é a nossa recomendação para que possa explorar mais detalhamento este tema e ultrapassar a aerofobia. Faca o seu auto-diagnostico em https://voarsemmedo.com/auto-diagnostico/ .