Estudos sobre a Profissão

Tripulantes de Cabine

Condições de vida e trabalho do Pessoal de Voo da Aviação Civil (INCVT-PVAC) em Portugal

Na 11a versão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) da OMS o burnout foi – por fim – considerado um “fenómeno relacionado com o trabalho.

Foi adscrito ao capítulo “Fatores que influenciam o estado de saúde/ razões para os serviços de saúde”, que inclui tópicos que não são classi- ficadas como doenças, mas para os quais os indivíduos devem recorrer aos serviços de saúde.

No CID-11, o fenómeno social do burnout é designado da seguinte forma:

“O burnout ou esgotamento profissional é uma síndroma conceptualizada como resultante do stress crónico no trabalho que não foi corretamente gerido”.

Três dimensões centrais caracterizam esta condição:

  • um sentimento de falta de energia e/ou de exaustão;
  • distanciamento do trabalho, sentimentos de negativismo e/ou de cinismo em relação ao trabalho;
  • perda de eficiência profissional.


O termo burnout refere-se especificamente a fenómenos relativos ao trabalho e não deve ser usado para descrever experiências noutras áreas da vida em geral. Esta questão já constava na CID-10, mas a definição agora é mais pormenorizada.

A Organização Mundial de Saúde está prestes a iniciar um trabalho de elaboração de linhas diretrizes fundadas em bases factuais relativamente à saúde mental nos locais de trabalho.

No estudo nacional que realizámos sobre condições de vida e trabalho no pessoal de voo inquirimos e analisámos estas três dimensões…

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