Estudos sobre a Profissão

Tripulantes de Cabine

Antecedentes do Bem-Estar em Tripulantes de Cabine: Características do trabalho, Fadiga e Experiência de Recuperação

O presente estudo utilizou uma amostra de 108 Tripulantes de Cabine para testar a hipótese de que a relação entre as características do Trabalho, nomeadamente Horários e Carga de Trabalho, Características da tarefa e Trabalho Emocional, a Exaustão Emocional, as Experiencias de Recuperação  e o Bem-Estar no Trabalho seriam mediadas pela Fadiga.

Colocou-se como segunda hipótese o facto de a fadiga poder mediar também a relação entre as Experiências de Recuperação e o BET, motivo pelo qual controlámos os seus efeitos.

Após análises fatoriais que permitiram distinguir todas as dimensões componentes dos preditores, criou-se um modelo preditivo do BET, com recurso a regressões lineares múltiplas. Os resultados convergiram para um modelo predito do BET, no qual se destacaram como preditores as Exigências Psicológicas de Competências (Características da Tarefa), a Exaustão Emocional e os Resultados Individuais (Fadiga), explicando a sua variabilidade em 60,7%. A Fadiga apesar de contribuir para a predição do BET, exerce apenas uma medição parcial. Relativamente às Experiências de recuperação, principalmente o Relaxamento, quando analisadas sozinhas são preditores tanto da Fadiga como da Exaustão Emocional, efeito que desaparece com sobreposição das demais variáveis consideradas preditores neste estudo, não verificando um efeito mediador sobre o BET…

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