Reunião do Conselho de Delegados Aptca

10 de Agosto de 2021

O que andamos a fazer?

Caros Associados,

Vimos informar que foi recentemente aprovado pelo CF – Conselho Fiscal da APTCA, o Relatório de Atividades e Contas de 2020. É muito importante para nós, Direção, partilhar convosco tudo aquilo que temos vindo a fazer em particular no ano de 2020, período ao qual se refere o RAC – Relatório de Atividades e Contas em questão.

Como é sabido as quotas são parte fundamental do nosso financiamento. Financiamento esse que nos tem permitido desenvolver diversos projetos, parcerias e outras iniciativas, tudo pelos nossos Associados. Sem o vosso contributo não seria possível desenvolver todo o trabalho que tem sido realizado até aqui, por isso queremos enaltecer e agradecer a confiança e o apoio nesta nossa procura incessante de um dos mais nobres objetivos da APTCA, o apoio solidário entre pares, em momentos particularmente desafiantes como estes que ainda hoje vivemos.

O ano em destaque

O ano de 2020...

2020 foi extraordinariamente atípico muito por culpa da pandemia gerada pela COVID-19. A pandemia fez com que tivéssemos de rever in loco o Plano de Gestão e Orçamento definido para 2020, para que pudéssemos dar respostas em tempo útil aos nossos Associados, isto perante um cenário, que se adivinhava de emergência social.

Apesar de todos os constrangimentos, conseguimos não só dar as “respostas” que se impunham como também zelar pela sustentabilidade financeira da Associação. As parcerias desenvolvidas com o SNPVAC – Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil foram determinantes e de uma importância estratégica para que tivéssemos atingido os resultados que obtivemos.

Ao fazermos uma retrospetiva importa salientar e analisar com maior detalhe os projetos e iniciativas desenvolvidas e que fizeram parte da nossa resposta ao momento particularmente difícil que a nossa classe atravessa.

Março

Começamos com a criação da “Cabin Crew Task force” onde desenvolvemos esforços, com o apoio de um grupo de Voluntários, na disponibilização de serviços considerados críticos como a distribuição de medicamentos, a realização e entrega de compras de supermercado entre outros. Para alem disto também distribuímos máscaras cirúrgicas e álcool gel. Ainda no âmbito deste projeto a Área de Psicologia da APTCA apoiou e acompanhou vários colegas individualmente, e focou-se no apoio psicológico e na identificação e reporte de eventuais situações que requeressem assistência mais especializada.

Abril

Este mês fica marcado pela constituição de um Fundo de Solidariedade em parceira com o SNPVAC – Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil. Na sequência da isenção da quota sindical no mês de abril esta iniciativa passou pela disponibilização do valor dessa mesma quota, para a constituição deste Fundo. O valor obtido através desta iniciativa foi aplicado no projeto Cabin Crew Task Force que já se encontrava no terreno a apoiar os membros da nossa classe profissional.

Nota também para o facto de a APTCA ter reduzido a sua quota durante dois meses de €8 para €6. Gostaríamos de ter ido mais além, contudo e de modo a não corrermos o risco de descapitalização da Associação não nos foi possível fazê-lo.

Importa destacar que todos os projetos desenvolvidos até então foram sempre adequados tanto quanto possível às restrições vividas no momento, nesse sentido neste mês de abril, num momento em que estávamos perante um grande falta de recursos, conseguimos através dos nossos parceiros obter máscaras e álcool gel, o que nos permitiu “montar” kits com uma embalagem composta por gel alcoólico, uma máscara comunitária lavável e três pares de luvas, que seriam disponibilizados aos nossos Associados.

Junho

Em Junho realizou-se a primeira edição do “Conversas com Asas”. Este projecto tem como objetivo ser um espaço de partilha solidária entre as diferentes gerações de Tripulantes e nesta edição contou com a presença de três oradores de diferentes gerações, Rui Luís Tripulante de Cabine, reformado, da TAP Air Portugal onde desempenhava funções de supervisor e formador; Gil Passos, Tripulante de Cabine, reformado, da TAP Air Portugal, chefe de cabine e ex-Presidente da APTCA e ainda Hélder Martins, Tripulante de Cabine da frota Wide body da TAP Air Portugal.

Julho a Setembro

Nestes meses de verão, estivemos a trabalhar arduamente na criação de um projeto de apoio Psicossocial que fosse de encontro aquelas que eram as maiores dificuldades sentidas pelos tripulantes. Assim no final do mes de Setembro, inicio de outubro surgiu a CCH – Cabin Crew Helpline um projeto de apoio Psicossocial, que disponibiliza uma linha de apoio para contacto telefónico onde seria feita a triagem e encaminhamento para os recursos disponibilizados no âmbito da CCH. De modo a assegurar a confidencialidade e a proteção de dados, recorremos a uma entidade externa, a Medivoo, que disponibilizou uma equipa de técnicos de saúde especializada em psicologia da aviação para auxiliar nesta tarefa. Através da CCH estão disponíveis recursos em diversas áreas, como consultas de psicologia a preços reduzidos, consultoria financeira especializada, apoio jurídico laboral, banco alimentar, apoio jurídico geral, e ainda é disponibilizado um documento onde são compiladas as medidas de apoio governamental já em vigor.

Paralelamente ao lançamento da CCH demos início ao estudo do impacto da pandemia nos Tripulantes de Cabine, com o lançamento on-line do inquérito que nos iria perceber não só o estado atual da classe em diversos aspetos como adequar a CCH aos resultados obtidos.

Ainda no mês de setembro surge o GIEDP – Gabinete de Investigação Estudos e Desenvolvimento de Projetos da APTCA, que tem como principal missão o estudo aprofundado da classe, privilegiando nesta fase, por motivos óbvios, o impacto pandémico na classe e o desenvolvimento de projetos que possam apoiar os Tripulantes. De salientar que logo após a sua criação o GIEDP consumou uma parceria com a Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto através da Aluna Ana Santos que frequentava o Mestrado Integrado em Psicologia das Organizações, Social e do Trabalho, e pretendia realizar um estudo sobre a “Articulação Trabalho – Família em Tripulantes de Cabine”.

Assim com o apoio da APTCA o estudo realizou-se com conclusões que para além de cientificamente válidas vêm chamar a atenção para um risco ocupacional, muito sério, que é muitas vezes negligenciado, a “articulação trabalho-famlia”. Em 2020 iniciou-se também o estudo sobre o impacto que a pandemia está a ter nos tripulantes de cabine, onde se mediu o índice de bem-estar que se vive na classe perante o que se passou no passado ano de 2020. Ambos os estudos podem ser consultados no nosso site institucional.

Corpos Gerentes

A APTCA é dirigida por Órgãos Sociais eleitos de entre os nossos Associados, por mandatos de três anos consecutivos, os quais são constituídos por:
  • Conselho Fiscal

  • Direcção

  • Mesa da Assembléia Geral

  • Conselho de Delegados

Os Serviços Aptca

No que concerne aos principais serviços que disponibilizados em 2020 são em tudo semelhantes aos de 2019, que são os seguintes:

  • Pedidos de Cotações

  • Reservas Turismo

  • Flystaff

  • Entrega de IRS

  • Venda de Merchandising

  • Despesas Multicare

  • Visto dos EUA

  • ESTAS/ETAS

  • Organização de Eventos

2019

2020

Visto EUA

403

174

ESTAS

54

7

ETAS

13

9

Cotações

326

128

Meias Homem

65

48

Meias H

65

48

Meias Mulher

638

393

Meias F

638

393

Flystaff

110

20

Multicare

166

132

IRS

125

140

Background

714

Revolut

112