Notícias APTCA

Portugal Air Summit 2020

Partilha esta notícia

Associação Portuguesa de Tripulantes de Cabine marca presença no Portugal Air Summit 2020

APTCA convidada a participar na discussão sobre o presente e o futuro dos Profissionais da aviação

Pelo 2º ano consecutivo a Associação Portuguesa de Tripulantes de Cabine esteve presente naquele que é considerado o maior evento aeronáutico da Península Ibérica. O evento decorreu entre os dias 21 e 23 do mês de outubro no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, e contou com a presença de alguns nomes sonantes do setor, não só ao nível nacional como internacional, onde se destaca a presença, ainda que de forma virtual, de Brian Pearce – Economista Chefe da IATA, Salvatore Sciacchitano – Presidente do Conselho da ICAO, Rafael Schvartzman – Vice-Presidente da IATA, Paul Bosman – EUROCONTROL (Bélgica), entre outros.

Na edição deste ano foram discutidos temas como a aviação e a transformação digital, a recuperação económica do setor, a segurança a bordo em tempos de pandemia e, como não poderia deixar de ser, o presente e o futuro dos profissionais da aviação.

A APTCA fez-se representar pelo seu Presidente, Carlos Amoroso, que participou no debate com o tema “O presente e o futuro dos profissionais da aviação”. Como moderadora participou a jornalista Cristina Esteves e no painel estiveram ainda André Lencastre – Comandante de Linha Aérea, Rui Manoel Gomes – Controlador de Tráfego Aéreo – APCTA e Alexandre Alves – Sevenair.

Nesta discussão o representante da APTCA chamou a atenção para o facto de “os tripulantes de cabine serem um dos grupos profissionais mais numerosos do setor, se não mesmo o mais numeroso, e também o mais afetado”. Além disto, Carlos Amoroso alertou para o facto de que, neste momento, e na sequência de um estudo que está a ser realizado pela APTCA, o flagelo que se vive na classe é de tal abrangência que, além dos despedimentos e das não renovações contratuais, existem outros aspetos particularmente sérios que não podem ser negligenciados, como o stress e a ansiedade entre outras questões diretamente associadas ao bem estar emocional dos tripulantes.

Importa salientar que a realização deste estudo permitiu detetar quais os assuntos mais preocupantes para os tripulantes de cabine e qual a melhor forma de os apoiar. Na sequência destas afirmações, o Presidente da APTCA falou também sobre o novo projeto conjunto com o SNPVAC, a Cabin Crew Helpline, e quais os âmbitos de apoio contemplados. De referir que a APTCA tem vindo a desenvolver este tipo de iniciativas e projetos ao longo dos últimos anos através da Cabin Crew Task Force, sem nunca esquecer os recentes desempregados e os reformados. Importa referir que a Cabin Crew Task Force é composta por um grupo de tripulantes voluntários formados em várias áreas, com particular destaque para a Psicologia.

Por fim debateu-se o papel dos tripulantes presentes na linha da frente desde o início da pandemia, os materiais de segurança disponibilizados pelas companhias e ainda a alteração dos serviços a bordo, procedimentos e rotinas, medidas tidas como fundamentais para fomentar a segurança entre tripulantes e passageiros. Esta é uma questão unanimemente reconhecida por todos os “players” do setor, que apontam o sentimento de confiança como fundamental no processo de recuperação. O representante dos tripulantes apelou à sintonia entre as instituições envolvidas, a nível internacional, de modo a agilizar processos na tão desejada recuperação do sector.

Mais Notícias

Novo protocolo Nautilus

A APTCA fez um novo protocolo com o Nautilus Caffe and Lounge.  Visita este sítio com vista mar no Aquário Vasco da Gama junto

Missa em honra da N. Sra do Loreto

Missa em honra da N.Sra. do Loreto  Dia 8 de Dezembro de 2022 pelas 11h30 vai realizar-se a tradicional cerimónia religiosa na Igreja dos