Tripulantes de Cabine,
A APTCA celebra 37 anos. Uma existência rica em prol do setor e que hoje enfrenta um dos maiores desafios de sempre. Obstáculos que não nos travam, mas que nos fazem querer mais e melhor.
Desde o dia da sua criação, a 21 de fevereiro de 1984, que a missão da Associação Portuguesa de Tripulantes de Cabine – criada por um grupo de tripulantes com o apoio do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, SNPVAC – é representar e apoiar os profissionais da classe. Atualmente, com uma pandemia a afetar profundamente a aviação, os tripulantes sentem o seu posto de trabalho em perigo, a sua saúde ameaçada por um vírus invisível e o seu futuro em causa. E quando tudo se podia desmoronar, encontrámos uma força extra.
Mais ativos que nunca, e a pensar na segurança de todos, oferecemos álcool gel, luvas e máscaras. Com muitos de nós a atravessar graves problemas financeiros, decidimos numa primeira fase baixar o valor das nossas quotas, criámos o Cabin Crew Task Force, em que voluntários ajudaram colegas em quarentena, associados já na reforma e outros necessitados com a compra de bens de primeira necessidade, fossem comida ou medicamentos. Mas também ajudámos a cuidar de animais de estimação e a preencher o IRS. Não esquecendo o Fundo de Solidariedade que foi criado.
Mas a ajuda não ficou por aqui, já que todos nós somos afetados: na área da psicologia levámos a cabo a 1.ª edição do ‘Conversa com Asas’, em que foram partilhadas histórias difíceis e dadas palavras de esperança; o Cabin Crew Helpline deu apoio psicológico, financeiro, pessoal, jurídico e profissional.
Como não podemos viver presos no passado ou no presente, também direcionámos a nossa atenção para o futuro. Daí a presença da APTCA no Portugal Air Summit 2020 e na elaboração do estudo ‘Impacto da Pandemia nos Tripulantes de Cabine” por parte do recém-criado Gabinete de Investigação, Estudos e Desenvolvimento de Projetos. Com este estudo, foi possível perceber as inseguranças que os profissionais sentem e que nos permitiu adotar novas medidas nos conduzam a um futuro mais promissor.
Medidas que na verdade vieram engradecer o cumprimento da nossa missão. E certos de que estamos a honrar os princípios de Gil Passos, grande impulsionador da APTCA que recentemente perdeu a batalha para a Covid-19, que estará bastante orgulhoso da associação que ajudou a criar e cujo legado nós prometemos prolongar.
Visita a página do nosso site para consultares ou fazeres download do Livro “A História da Aptca” escrito pelo Gil Passos.
“De Tripulantes para Tripulantes.”
Parabéns, APTCA!