Parabéns APTCA!

Tripulantes de Cabine,

A APTCA celebra 37 anos. Uma existência rica em prol do setor e que hoje enfrenta um dos maiores desafios de sempre. Obstáculos que não nos travam, mas que nos fazem querer mais e melhor.

Desde o dia da sua criação, a 21 de fevereiro de 1984, que a missão da Associação Portuguesa de Tripulantes de Cabine – criada por um grupo de tripulantes com o apoio do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, SNPVAC – é representar e apoiar os profissionais da classe. Atualmente, com uma pandemia a afetar profundamente a aviação, os tripulantes sentem o seu posto de trabalho em perigo, a sua saúde ameaçada por um vírus invisível e o seu futuro em causa. E quando tudo se podia desmoronar, encontrámos uma força extra.

Mais ativos que nunca, e a pensar na segurança de todos, oferecemos álcool gel, luvas e máscaras. Com muitos de nós a atravessar graves problemas financeiros, decidimos numa primeira fase baixar o valor das nossas quotas, criámos o Cabin Crew Task Force, em que voluntários ajudaram colegas em quarentena, associados já na reforma e outros necessitados com a compra de bens de primeira necessidade, fossem comida ou medicamentos. Mas também ajudámos a cuidar de animais de estimação e a preencher o IRS. Não esquecendo o Fundo de Solidariedade que foi criado.

Mas a ajuda não ficou por aqui, já que todos nós somos afetados: na área da psicologia levámos a cabo a 1.ª edição do ‘Conversa com Asas’, em que foram partilhadas histórias difíceis e dadas palavras de esperança; o Cabin Crew Helpline deu apoio psicológico, financeiro, pessoal, jurídico e profissional.

Como não podemos viver presos no passado ou no presente, também direcionámos a nossa atenção para o futuro. Daí a presença da APTCA no Portugal Air Summit 2020 e na elaboração do estudo ‘Impacto da Pandemia nos Tripulantes de Cabine” por parte do recém-criado Gabinete de Investigação, Estudos e Desenvolvimento de Projetos. Com este estudo, foi possível perceber as inseguranças que os profissionais sentem e que nos permitiu adotar novas medidas nos conduzam a um futuro mais promissor.

Medidas que na verdade vieram engradecer o cumprimento da nossa missão. E certos de que estamos a honrar os princípios de Gil Passos, grande impulsionador da APTCA que recentemente perdeu a batalha para a Covid-19, que estará bastante orgulhoso da associação que ajudou a criar e cujo legado nós prometemos prolongar.

Visita a página do nosso site para consultares ou fazeres download do Livro “A História da Aptca” escrito pelo Gil Passos.

“De Tripulantes para Tripulantes.”

Parabéns, APTCA!

APTCA

APTCA

Associação Portuguesa de Tripulantes de Cabine

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Blog

Parabéns APTCA!

Tripulantes de Cabine, A APTCA celebra 37 anos. Uma existência rica em prol do setor e que hoje enfrenta um dos maiores desafios de sempre.

Obrigado Gil, bom voo!

Gil Garcia Passos deixou-nos no passado dia 20 de janeiro depois da sua última luta, desta vez contra a COVID-19. Queremos agradecer-lhe pelo ser humano