Notícias APTCA

Inquérito “Voar sem asas….o que mudou num ano”

Partilha esta notícia

Caros Colegas,

A inesperada pandemia da Covid-19 trouxe a incerteza a todos nós. Foram momentos de luta e adaptação. Mudanças que levaram a que muitos não vissem os seus contratos renovados, a que outros fossem despedidos, e até a quem decidisse sair recorrendo às Rescisões por Mútuo Acordo. No entanto, se uns aceitaram de uma forma mais pacífica o seu destino, outros sentiram-se injustiçados e luta(ra)m até ao último recurso. 

Se uns se adaptaram mais facilmente à realidade, uma vez que já tinham outras perspetivas profissionais em mente (ou até negócios próprios em paralelo), outros viram-se no desemprego, sem a única fonte de rendimento que lhes permitia fazer face às despesas familiares. Incertezas e adaptações que trouxeram novas rotinas, novos medos, tudo numa fase em que o país e até o Mundo atravessam um dos períodos mais conturbados dos últimos 100 anos. 

Sabendo eu de toda esta realidade, desde cedo que me coloquei à disposição de todos, orientando voluntariamente o Grupo de Psicologia no âmbito da saúde mental, levado a cabo pela APTCA. Somos um conjunto de profissionais com vasta experiência na área da psicologia/psicoterapia e temos como objetivo dar apoio a tripulantes de cabine no ativo, ou a todos os que, já não voando, continuam ligados a esta família. 

A nossa preocupação é garantir que todos sejam ouvidos e aconselhados, ou até mesmo encaminhados para um profissional de saúde, se assim se justificar. Não queremos que se tornem num mero dado estatístico, mas sim que encontrem um novo rumo nas suas vidas. 

Já estamos a trabalhar há muito tempo e agora pedimos que preencham um breve questionário, confidencial e anónimo, para conhecermos não só a vossa realidade, mas sim também o panorama de uma forma mais global. 

E porque a saúde mental importa, o Grupo de Psicologia está ao vosso dispor, para vos ouvir, para vos aconselhar, e para ajudar os que mais precisam a encontrar um novo rumo. 

Área de Voluntariado de Psicologia da APTCA 

Sérgio Silva Marques

Responde ao inquérito aqui: https://forms.gle/pzc9JfZqJb88KdbG7

Mais Notícias

103 respostas! Obrigado a todos.

Queremos fazer um agradecimento muito especial a todos os ex tripulantes de cabine que perderam um pouco do seu tempo a preencher este formulário.

SAVE THE DATE! DMTC 2022

SAVE THE DATE!!!!! No dia 31 de Maio de 2022 comemora-se o Dia Mundial do Tripulante de Cabine. Após todas as restrições vividas durante