Notícias APTCA

Inquérito: Pais e mães Tripulantes de Cabine

Partilha esta notícia

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Este questionário é única e exclusivamente destinado a Tripulantes de Cabine com filhos menores.

Caros Tripulantes,

Sabemos que o exercício da profissão de Tripulante de Cabine é um desafio constante à capacidade de adaptação. E se em alguns aspectos se traduz numa mais valia, pelo facto do Tripulante não ter um trabalho rotineiro das 9h às 5h, por outro, isso torna-se num quebra-cabeças difícil de montar, perante uma sociedade, toda ela estruturada para a “normatividade” laboral, por ser ela a maioria dominante.

Ser pai e mãe, ou exercer essas funções enquanto cuidador, pode trazer uma angústia acrescida ao Tripulante de Cabine,  no caso de não haver uma estrutura adequada, capaz de dar resposta à díade “parentalidade-profissão”. 

Algumas das redes de apoio não constituem mais uma solução viável, por diversos factores (alguns já previamente existentes), ou agravados pela pandemia, mas na verdade sempre foi uma questão desafiante para os pais/cuidadores Tripulantes de Cabine: “ao cuidado de quem deixar os meus filhos quando vou voar”. O equilíbrio entre, o direito à paternidade e o sentido de cumprimento do dever profissional, acarreta um lugar de angústia que importa mitigar. 

Neste sentido, a APTCA, cada vez mais empenhada e atenta às necessidades dos Tripulantes de Cabine e do seu bem-estar, nomeadamente através da Área de Voluntários de Psicologia da APTCA, e em parceria com o Cabin Crew Helpline, pretende com este inquérito perceber a verdadeira dimensão do problema para que possa ser visto e olhado com o cuidado e respeito que se impõe. 

A vossa participação é fundamental.

Mais Notícias

Clínica do Tempo 2022

A Aptca renovou o seu protocolo com a Clinica do Tempo, líderes mundiais em anti-envelhecimento e “lipoaspiração” não invasiva- sem dor, sem anestesia e

TIO – “Dois dedos de Poesia”

O nosso parceiro Teatro Independente de Oeiras vem apresentar a quarta edição dos ciclos de Dois Dedos de Poesia, uma iniciativa do Grupo TEMA. A

Teletrabalho até dia 14 Janeiro 2022

Informamos todos os nossos Associados, que segundo indicações do Governo e da DGS, o teletrabalho é obrigatório até dia 14 de Janeiro de 2022.