Inquérito Conjunto APTCA & SNPVAC
Impacto da pandemia nos Tripulantes de Cabine
A pandemia a uma escala global, gerada pelo COVID-19, despoletou uma crise sem precedentes no sector da aviação. Os Tripulantes de Cabine e as suas famílias têm sido expostos a diversos fatores de stress, particularmente elevados.
Muitos de nós enfrentamos situações difíceis, como a perda do emprego, a alteração nas condições de trabalho, a perda substancial de rendimentos e a insegurança no emprego. Para além disto temos ainda todos os fatores sanitários como o aumento do risco de infeção devido ao contacto diário com passageiros, a alteração na dinâmica de trabalho devido à adoção de medidas preventivas acrescidas, a obrigação de quarentena domiciliar em caso de infeção após contacto com colegas ou passageiros infetados, e a retoma da operação, lenta, gradual e imprevisível.
Todos estes fatores constituem fontes de stress adicional.
Este questionário é dirigido a todos os Tripulantes de Cabine portugueses ou de outras nacionalidades com base em território nacional, e surge na sequência de estudo alargado que estamos a desenvolver de forma continua. Precisamos por isso que nos digas qual a melhor forma de te ajudar.
Para isso responde a um pequeno questionário 👉 (aqui) que levara apenas 2 a 3 minutos. As tuas respostas são anónimas e confidenciais. A tua participação e fundamental para que possamos conhecer as reais necessidades da classe e ajustar todos de programas de apoio, presentes e futuros, com as dificuldades identificadas.
O futuro que se adivinha é incerto e volátil, cientes desta realidade a APTCA e o SNPVAC uniram-se para desenvolver um projeto de apoio psicossocial que irá, em breve, estar disponível.
Fica atento!😉