Notícias APTCA

Doe Medula seja o herói de alguém!

Partilha esta notícia

Doe Medula seja o herói de alguém!

Hoje é a Sandra amanhã poderás ser tu ou alguém que ames.

A nossa colega Sandra Martins de quem certamente muitos se recordam por ter sido formadora na TAP durante vários anos e também tripulante de cabine foi diagnosticada em Junho com Leucemia Mieloide Aguda.

Tem estado internada em Santa Maria a fazer tratamentos de quimioterapia e neste momento já é certo que vai necessitar de um transplante de medula óssea.

Infelizmente não é só a Sandra que precisa dum transplante para viver!

Atualmente circulam nas redes sociais vários pedidos de ajuda, inclusive para crianças com a mesma doença! Este apelo é pela Sandra e por todos os que precisam de receber um transplante.

Muitos dos que vão receber esta mensagem não preenchem os requisitos pedidos, mas podem partilhar com os filhos, amigos do filhos, pais dos amigos dos filhos, sobrinhos, netos, etc e desta forma criar uma enorme rede solidária! 

Trata-se de um ato de amor e de doação de vida!

Um dador tem de ser saudável, ter entre 18 e 45 anos, peso mínimo de 50 quilos, altura superior a 1,5 metros, e não ter sido transfundido após 1980, ou seja, ter recebido uma transfusão de sangue.

1. “Quando o doente não tem irmãos, ou os irmãos não são compatíveis, procura-se encontrar um dador compatível fora da família. É possível, mas é muito mais difícil. Pode ser necessário pesquisar entre 100.000, 200.000, 500.000, ou mais de 1.000.000 de dadores. Daí a importância dos registos nacionais de dadores. 

2. Os registos nacionais estão ligados numa rede de solidariedade mundial, abrangendo hoje um universo de mais de 13.000.000 milhões de pessoas. 

3. Doar medula óssea não tem risco, nem acarreta sofrimento físico para o dador. É um gesto muito simples, e com esse gesto, uma vida pode ser salva. “

https://www.apcl.pt/pt/informacoes/seja-dador-de-medula

❤ OBRIGADA ❤

Mais Notícias

Novo protocolo Nautilus

A APTCA fez um novo protocolo com o Nautilus Caffe and Lounge.  Visita este sítio com vista mar no Aquário Vasco da Gama junto

Missa em honra da N. Sra do Loreto

Missa em honra da N.Sra. do Loreto  Dia 8 de Dezembro de 2022 pelas 11h30 vai realizar-se a tradicional cerimónia religiosa na Igreja dos