Cultura

“A Família”, novo livro de José Ceitil disponível na APTCA


Os Tripulantes de Cabine são bem mais do que apenas isso. São escritores, atores, músicos, médicos, fotógrafos, professores, etc. Na APTCA gostamos de destacar as suas obras extra-crew. A Família de José Ceitil é a mais recente obra literária deste nosso Associado, Tripulante de Cabine reformado da TAP Air Portugal. 


O nosso Colega e Associado José Ceitil já nos habituou a grandes livros. A Família, a sua mais recente obra editada pela Âncora Editora certamente não fica atrás dos pergaminhos dos outros membros da família do autor. Comissário de Bordo da TAP Air Portugal durante 36 anos, José Ceitil já conta com uma extensa bibliografia, pelo que este será, certamente, mais um livro a acrescentar qualidade aos restantes. 

Membro fundador da APTCA, José Ceitil envolveu-se desde muito cedo em causas cívicas e associativas. Nascido nos idos de 1947, em Vila Franca de Xira, licenciou-se em Antropologia e completou um Mestrado em Estudos Africanos, ambos pelo ISCTE. 

As palavras do seu irmão, Mário Jorge Ceitil, autor do prefácio do livro, deixam claras as intenções do livro e a sua qualidade:
“No romance aqui apresentado, A Família, José Ceitil faz entrar (quase) tudo na sua exploração da realidade: aventura, tragédia, romantismo e humor, entrecruzados com elementos de história, genealogia, comentário político, crítica de costumes e até algumas breves mas sugestivas incursões na gastronomia. Ao longo das páginas do romance, vamos acompanhando o desenrolar dos percursos dos diversos personagens, histórias de vida que, como tantas outras, vão revelando intensidade de sentimentos e de calor humano, entrecruzados com um forte sentido de individualidade, uma capacidade de alegria e de esperança numa vida melhor, um desejo de compreensão e de amor…” Excerto do prefácio de “A Família”, por Mário Jorge Ceitil. 
Em A Família, Jorge Ceitil abre-nos os horizontes da compreensão das suas ideias sobre os costumes e hábitos populares, tão característicos no nosso país. Com a família ao centro e um acompanhamento constante da lógica da história e das diversas conjunturas sociais dos períodos de tempo abordados, o autor lança-nos um traço geral sobre o modo como vivemos os laços e relacionamentos humanos.

Caso estejas interessado em levar para casa esta excelente leitura, podes encontrar exemplares do livro A Família de José Ceitil à venda na APTCA, por 12€.